domingo, 1 de maio de 2011

Dia do Trabalho


Olá Camaradas!!!

Hoje o post é uma reflexão acerca do dia 1° de maio! Dia do TRABALHO! Aqui não irei fazer uma retomada de como esse dia surgiu, mas pretendo comentar acerca das relações do mundo do TRABALHO na sociedade com modo de produção capitalista na qual vivemos ( isso de uma forma até superficial para o tema, pois no meu ponto de vista esse assunto rende mais do que um simples post em um blog!)

Pois bem, diariamente vemos jovens, adultos, mulheres e homens tentando se inserir nesse mundo do TRABALHO! Também vemos que tais pessoas devem estar preparadas tecnicamente pra consegui a sua tão sonhada vaga! Além disso também notamos pessoas que estão preparadas, mas não conseguiram um "lugar ao sol" escaldante do mundo do trabalho capitalista!

Calma pessoas a culpa não é nossa, nos preparamos e não conseguimos, sabem por quê?? É simples o sistema capitalista é naturalmente excludente, um cara chamado CASTELL fala disso, ele chama essas pessoas de exército de reserva!!! É isso, a lógica excludente capitalista exige que isso aconteça, que tenham pessoas preparadas ao seu dispor (exército de reserva) para quando delas ele precisar. Enquanto isso nos bastidores desse sistema mazelado as pessoas vão ocupando espaços que não lhes garantem os direitos trabalhistas conquistados, são os terceirizados, contratados temporários (Eu me incluo nesse grupo), pessoas que vendem sua força de trabalho, mas estão desprovidas das garantias trabalhistas. Isso mesmo! nada de férias, 13° salário etc etc!

Ah...e sem contar que quando estamos inserido nesse mundo, mesmo assim não somos felizes ( pelo menos eu não serei) , toda essa infelicidade acontece porque estaremos sendo EXPLORADOS! Isso ai, trabalhando pra dá lucro ao burguês capitalista! Sendo alienados do nosso próprio trabalho! E tudo isso ocorre, deixo bem claro, porque estamos inseridos nesse sistema imundo, o SISTEMA CAPITALISTA que exclui, explora e a aliena o trabalhador!

Para encerrar essas simples porém verdadeiras palavras afirmo o que muitos já disseram antes de mim, o trabalho como algo que dignifica o homem, só será capaz em uma sociedade para além do CAPITAL!

Por isso nesse dia tão importante e de luta, façamos algo para superação dessa lógica! O trabalhador é o único capaz de superar essa situação, estão nas suas mãos a superação do sistema burguês capitalista!


"O caminho da vida pode ser o da liberdade e da
beleza, porém, desviamo-nos dele.
A cobiça envenenou a alma dos homens, levantou
no mundo as muralhas do ódio e tem-nos feito marchar
a passo de ganso para a miséria e os morticínios.
Criamos a época da produção veloz, mas nos
sentimos enclausurados dentro dela.
A máquina, que produz em grande escala,
tem provocado a escassez.
Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa
inteligência, empedernidos e cruéis.
Pensamos em demasia e sentimos bem pouco.
Mais do que máquinas, precisamos de
humanidade; mais do que de inteligência, precisamos de
afeição e doçura!
Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo estará perdido."

(Charles Chaplin, em discurso proferido no final do filme O grande ditador.)

2 comentários:

  1. seu texto ficou ótimo! eu assisti um documentário maravilhoso – no youtube - o wal-mart: o custo alto do preço baixo. vale a pena assistir no DIA DO TRABALHO!

    ResponderExcluir
  2. E assim é que se começam as 'revoluções', primeiro com conhecimento>informação>indignação>transformação.
    Adorei o texto, fica como uma denúncia bem fácil de entender para aqueles que não tem muita noção ainda de 'quem é a culpa'.
    Inclusão social tmb é isso ^^+
    "Trabalhadores do mundo, Uni-vos!" (Marx,K.)

    ResponderExcluir