sexta-feira, 15 de abril de 2011

Despedida do CMDPD

Olá querid@s hoje vou contar para vocês como foi minha última semana enquanto secretária executiva do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Maracanaú.

O Conselho foi meu primeiro local de estágio em serviço social, e lá estou há 03 anos! Ou seja meus primeiros passos como A.S infantil ( Assistente Social em formação) foram lá. E todos que convivem comigo sabem o quanto eu me identifiquei com a causa da Pessoa com Deficiência, me considero uma militante em busca dos direitos desse segmento! Meus últimos momentos por lá, enquanto A.S deste colegiado, foi difícil no sentido de conter a emoção, é bom você ouvi das pessoas que você tem grande admiração de que você foi importante para elas, isso realmente é gratificante. Em resposta a esse reconhecimento resolvi escrever esse post, falando um pouco a respeito de como nós na maioria das vezes somos insensíveis a essa causa!
Quantas vezes você para pra pensar em como a cidade não estar adaptada para Pessoa com Deficiência? Você sabe que existem leis que estabelecem a acessiblidade para este segmento? Você já percebeu que mesmo havendo leis os novos prédios sã construídos e poucos levam em consideração o que a lei diz?
Não se desespere ou se recrimine caso a maioria das suas respostas as indagações acima sejam negativas, existe sempre um momento de mudar, de tomar uma nova ATITUDE (palavra da moda), não precisa que a vida lhe coloque em contato com o segmento de pessoas com deficiências para que você se mostre sensível a sua luta!
Acessibilidade é um direito de tod@s! Mas saibam que existem vários tipos de acessibilidade, não apenas a arquitetônica, a que me chama mais atenção além dessa, é a atitudinal que diz respeito como você trata a pessoa com deficiência, ou seja, a atitude que você tem por ela, se realmente é acessível ou não. Algumas pessoas gostam de olhar para essas pessoas como seres anormais, mas eu queria fazer minhas as palavras de um conselheiro que sempre diz "O NORMAL é ser DIFERENTE". Então venha para o nosso lado, desfaça do preconceito inerente ao ser humano e venha vê a vida com outros olhos, e lutar por uma sociedade onde todos são diferentes do ponto de vista da sua individualidade e ao mesmo tempo iguais do ponto de vista do direito.

OBRIGADA A TODOS E A TODAS CONSELHEIR@S que me deram mais do que pude dá.

Segue abaixo umas fotinhas minhas durante essa caminhada..


.




"Deficiente é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.
Louco é quem não procura ser feliz com o que possui.
Cego é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria.
E só têm olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.
Surdo é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão.Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês.
Mudo é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.
Paralítico é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.
Diabético é quem não consegue ser doce.
Anão é quem não sabe deixar o amor crescer.
E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois Miseráveis são todos que não conseguem falar com Deus. A amizade é um amor que nunca morre." (Mário Quintana)

4 comentários:

  1. Todos nós somos iguais, mas de formas diferentes.

    ResponderExcluir
  2. Oi Raquel parabéns pelo post e pelo trabalho maravilhoso que vc faz!!!!!
    Um ótimo dia pra ti, muitos beijinhos
    bye bye

    ResponderExcluir
  3. As one door closes...another door opens.

    success in your new journey.

    Hugs from America

    ResponderExcluir
  4. Pôxa, que coisa linda, neném. Tenho orgulho de vc, do que sempre foi e do que se tornou hoje;
    Fica portanto lá no conselho e em todo lugar que vc passar, 'um brinde à sua sensibilidade'.
    bjos!

    ResponderExcluir